© 2019 - Instituto Âmago

"Erótica é Alma"

Acadêmica: Edilaine Cristina. Para esta atividade escolhi o vídeo "Erótica é Alma", vou contextualizar minha opção. “A boa noticia é que a alma pode permanecer com humor dos dez, viço dos vinte e erotismo dos trinta anos se você permitir.”

Oportunamente vou externar com vocês a experiência de uma pessoa importante na minha vida em situação terminal. Essa mulher realmente sempre me surpreendeu, refiro a minha avó materna. Diagnóstica com câncer e após nove anos de convivência com a doença e alguns dias bem difíceis chegou o momento que recebeu alta dos médicos porque a medicina não podia mais ajudá-la. Foi para casa ficando aos cuidados das filhas (os), netas (os). Após alguns dias aceitando que chegara o fim da longa caminhada ela decidiu tonar esse momento mais um momento feliz, pediu para rever as pessoas a quem amava e convidou os amigos e conhecidos que lhe tinha apreço para fazer lhe uma visita, talvez a ultima.


Sem os cuidados médicos paliativos e sem a ajuda de terapeutas ela aceitou o que a situação lhe reservara.


Contudo, durante esses anos pós diagnostico todas as pessoas a sua volta, familiares e amigos, demonstrou o carinho, amor e gratidão que sentia por ela. Percebi em suas atitudes que a sabedoria juntada nas experiências vividas em seus 85 anos, intrinsecamente foi desenvolvida a leveza da erótica alma, soube viver, se amar, amadurecer, amar ao próximo e desapegar no tempo devido com muita alegria, como retrata em uma parte do vídeo:


“Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.”

Acredito que o psicanalista pode contribuir com o analisando idoso fazendo aflorar ou resgatando nele que o importante é o alicerce estar forte, possibilitando ao analisando reconhecer ou descobrir pontos de vista que antes não eram valorizados por si. Trabalhando para que ele reconheça o seu papel na família e na sociedade e tome posse desse lugar.


Como traz no vídeo:

“A boa noticia é que a alma pode permanecer com humor dos dez, viço dos vinte e erotismo dos trinta anos se você permitir.”

O envelhecer para muitos será inevitável e a morte é fato para todos, então que possamos viver acrescentando sabedoria a nossas experiências e nos preocupando em ajudar o próximo a envelhecer com qualidade e satisfação.


Referências:

26 visualizações