Conteúdos da Formação 

Atenção: A formação é realizada através da Plataforma Moodle onde você tera´acesso aos vídeos , prova e materiais (artigos, apostilas, PDFs.).

 

1. Metodologia Científica.

Como produzir um artigo científico. Resenha Crítica. Normas da ABNT.

2. Pressupostos teóricos I

Principais conceitos da Psicologia Analítica (Consciente, inconsciente pessoal e coletivo). Arquétipos. Ego. Persona. Animus/Anima. Self. Eixo ego/self. Sombra. Arquétipos secundários. Tipos de Ego. Tipo de Eu. Tipos de Alma.

3. Pressupostos teóricos II

Dinâmica da psique. A psicodinâmica. Princípio dos opostos. Princípio da Equivalência. Princípio da Entropia. Enantiodromia. Sincronicidade. Teoria dos Complexos.

4. Pressupostos teóricos III

Flor de ouro. O herói de mil faces – Joseph Campbell. O mito da caverna – Platão. Filosofia Hermética.

5. Tipos Psicológicos 

Desenvolvimento da personalidade. Da infância a fase adulta. Puberdade e adolescência. A meia idade. Tipos psicológicos. Introversão e extroversão. Funções psicológicas. Descrição dos oito tipos psicológicos. Tipos introvertidos e tipos extrovertidos.Funções psíquicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição

06. Simbologia I

Conceito de símbolo e sua importância na psicologia analítica. A função do símbolo. Construção do Símbolo. Símbolos na sociedade. Linguagem do inconsciente. Representação dos símbolos.

07. Simbologia II

Simbologia nos mitos. Simbologia dos contos de fadas e sonhos. Figuras arquetípicas. Símbolos de transcendência.

08. Interpretação e Simbologia dos Contos de Fadas

O que são os contos? Origem dos contos. Objetivo dos contos. O que encontramos nos contos. O que podemos analisar em um conto? Jornada do herói. Interpretação prática dos contos (passos do processo de individuação).

09. Processo de Individuação I

Construção do pensamento de Jung para a individuação (O segredo da flor de ouro).

10. Processo de Individuação II

Processo de individuação, desnudamento da persona, confronto com a sombra, confronto com o animus/anima e encontro com o Self (iluminação).

11. Alquimia 

As bases da transformação. A quinta essência. A árvore da vida. Os quatro elementos: terra, água, ar e fogo / chumbo, mercúrio, enxofre e sal. O vaso alquímico. A prima matéria. As sete operações: Calcinatio, Solutio, Coagulatio, Sublimatio, Mortificatio, Separatio e Coniunctio. As três fases alquímicas: Nigredo, Albedo e Rubedo. Cauda Pavonis.  A Tábua das Esmeraldas.

12. Interpretação de sonhos

Como os sonhos se processam na vida segunda a teoria junguiana, visão de Jung sobre os sonhos,  conhecimentos da estrutura psíquica necessários para a análise dos sonhos, o que são sonhos?,  funções dos sonhos, linguagem dos sonhos, tipos de sonhos, como os sonhos são produzidos? Análise dos Sonhos: Símbolos. Técnica de Interpretação de Sonhos. Como se Lembrar dos Sonhos. Temas Recorrentes em Sonhos.

13. Interpretação de desenho junguiano

Teoria junguiana na análise dos símbolos desenhados. Conceito. Aplicabilidade. Manifestação do inconsciente. Desenho como arteterapia.

14. Interpretação da caixa de areia

O que é a técnica sandplay ? Teóricos e terapeutas envolvidos com o jogo. A importância das funções do cérebro no jogo de areia. Aspectos fisiológicos das funções do cérebro. A importância da anatomia cerebral no processo caixa de areia. A técnica na avaliação e intervenção terapêutica junguiana. O protocolo de atendimento. A caixa e as miniaturas. Esquema de interpretação. A importância desta técnica para a terapia não falada.

 

15. Imaginação ativa

Definição e abordagem da imaginação ativa. Jornada mítica. O método das quatro etapas para a imaginação ativa: o convite, o diálogo, os valores, os rituais.

Seminário II

Dramas contemporâneos. Aspectos dos fenômenos culturais de nossa época. Compreensão desses fenômenos sob a ótica da psicologia analítica.

16. Psicopatologia

Conceito. Definição de Transtorno na CID-10. Descrição clínica e diretrizes diagnósticas. A importância do diagnóstico em psicopatológico. Psicossomática.

 

17. Psicologia e Religião

Psicologia da Religião Ocidental e Oriental. Definição e conceito. Arquétipos nos símbolos religiosos, e a consequência psicológica destes sobre o modelo de psique. Conceito de Numinosidade.

18. Arteterapia

Arteterapia: o que é, como funciona e no que se diferencia. Histórico: origem e percurso da Arteterapia. Criação: o potencial terapêutico do ato criativo. Oficinas de Arteterapia: tipos e recursos. Produção artística: o objeto enquanto material simbólico. Ética Profissional: o papel do arteterapeuta e a relação terapeuta/cliente. Esquizofrenia e as Imagens do Inconsciente.

19. Mandalas

O que é? De onde surgiu. Evolução histórica. Estudos de Jung. Estudo das cores. Estudo das formas.  Estudo dos números. A História da mandala. Labirinto/ Rosáceas. Elementos simbólicos da Mandala. Estrutura psíquica da Mandala. Análise e interpretação. Técnicas terapêuticas da mandala e função terapêutica. As escolhas dos materiais para a confecção mandala.

 

jung.jpeg
Início Imediato
whatsapp-logo-1.png