WhatsApp Image 2021-05-05 at 20.43.37.jp

1º - faça o pagamento via pag-seguro usando o link, QR COD ou  PIX;

2º - Envie o comprovante para o WhatsApp informado no link abaixo;

3º - Junto com o comprovante coloque seu nome completo e o e-mail para confecção e envio do certificado;

4º - O instituto te colocará em um grupo fechado e bloqueado para conversas. Um grupo que usará  para postar o link do zoom na ocasião do evento.

Use esse WhatsApp 

whatsapp-logo-1.png

1º Lote

12/03 a 31/03

Investimento

R$ 125,00

pagseguro.png

pix

61992618382

2º Lote

01/04 a 22/05

Investimento

R$ 150,00

pagseguro.png

pix

61992618382

Procedimento de Inscrição:

CONHEÇA NOSSOS CONFERENCISTAS

Veja o que os conferencistas tem a dizer sobre seu tema:

Júlio André

Alexandre Simões

 "A histeria, como sabemos, participa significativamente do momento constitutivo da Psicanálise. Especialmente junto ao caso Dora, podemos verificar a interpretação dos sonhos no campo prático, bem como o manejo da transferência e seus impasses. Voltemos a estes momentos, não somente para visitá-los historicamente, mas para extrair, deles, os norteadores quanto a histeria em nossa atualidade"

Lucio de Faria

"É sempre bom estudar sobre qualquer tema escrito por Freud, mas é melhor ainda conhecer os seus casos explicados por profissionais de tamanho e respeito e conhecimento".

WhatsApp Image 2021-03-10 at 10.38.08.jp

Claudson Melo

O famoso caso clínico conhecido como "O Homem dos Lobos" é o caso mais longo de Freud na relação analista-analisando. Em nossas interações, vamos entender porque este caso é considerado o caso mais polêmico de toda a história da Psicanálise cujo o observador era uma criança de apenas 18 meses de idade.

Mabel Tourinho

O primeiro caso de homossexualidade feminina foi tratado por Freud em 1920, e relatado em seu texto intitulado “A Psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher”. Em nossos estudos, iremos percorrer essa narrativa de Freud a respeito da origem e do desenvolvimento desse caso, na tentativa de compreendê-lo através do Complexo de Castração – Inveja do pênis, e também de construções teóricas que se deram posteriormente.

WhatsApp Image 2021-02-24 at 14.44.20.jp

Leoneide Teles

O pequeno Hans tornou-se conhecido por Freud por meio de cartas trocadas entre o psicanalista e seu pai, médico entusiasta da psicanálise. Freud é o supervisor, o pai é o analisando, a criança é o analisado. 
Hans encontra-se apenas duas vezes com Freud, toda a análise deste é baseado nas cartas trocadas com o pai Max Graf, que relatava o que acontecia na rotina deles e como o pequeno Hans se comportava em alguns momentos.
Segundo o Psicanalista Ivan Corrêa em seu livro "Da Tropologia à Topologia: Escrituras Lacanianas", Freud lidou com a fobia do pequeno Hans com "uma história sem pé nem cabeça" que fez Hans curar-se da fobia.
E qual foi a história que Freud contou? Freud, simplesmente, relembrou o mito de Édipo, e disse ao pequeno Hans, de maneira ardilosa: Antes que tu nasceste, eu já sabia, e disse para o teu pai que quando tu nasceste ias ter uma grande raiva dele, um grande ódio dele, e um grande amor por tua mãe. Antes que tu nasceste eu já sabia.

Você está convidado a mergulhar neste intrigante caso comigo.

André Luis.jpeg

Júlio André

O célebre caso de Anna O (Bertha Pappenheim), que se constituiu no caso fundador da psicanálise, Freud gravou, na âmago da sua obra, o papel conceitual fundamental no desenvolvimento de seu pensamento, o qual o materializou através da publicação  “Estudos sobre a Histeria” (1893-1895), que compôs junto com o médico Joseph  Breuer. 
   
   O que podemos nós, psicanalistas no século XXI recolher dos ensinamentos deste caso inaugural? Atualmente, O nosso mundo urbano, globalizado provoca novos sintomas e novas abordagens. Será bastante difícil encontrarmos hoje em nossa clínica uma Bertha Pappenheim. Contudo, recebemos com frequência, pacientes com distúrbios alimentares, anoréxicas, que se recusam em viver e pessoas que clamam por uma nova identidade sexual.  Se os sintomas têm novas formas de apresentação, os seus múltiplos semblantes são desafios. Freud com Bertha Pappenheim forneceram referências fundantes sobre os sintomas histéricos e como entendê-los.